O cérebro do bebé começou a cresce muito rapidamente (crescimento que dura até os 5 anos de idade). Durante as próximas semanas, vai começar a sentir o seu bebé a mexe, primeiro de forma muito ténue, no final do trimestre, de forma vigorosa.
O sistema nervoso inicia o seu funcionamento, bebé movimenta-se e leva as mãos à boca. Os reflexos estão completamente operacionais e o bebé treina a deglutição engolindo e expelindo líquido amniótico.
Os intestinos podem começar a produzir mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé, constituída por água, secreções gastrointestinais e outros produtos derivados da gestação que o bebé pode engolir) e os órgãos genitais externos estão formados.
Se o seu bebé é uma menina, os ovários já contêm os ovócitos primários (ao nascer, a sua filha terá cerca de 500.000 ovócitos primários que vão morrendo gradualmente, atingindo os 30.000 na puberdade) e o útero está completamente formado. Nos meninos, os testículos começam a descer da pélvis para o escroto e já contêm os primeiros espermatozóides imaturos.
O corpo cobre-se progressivamente com lanugem (pelo muito fino) que protege a sua delicada pele do contacto permanente com o meio aquático do líquido amniótico. Os nervos cobrem-se por uma substância chamada mielina, que, ao isolar os nervos, permite uma perfeita coordenação dos movimentos dos membros.
O bebé desenvolve o seu próprio ritmo de sono, independente das suas horas de atividade e de descanso da mãe e dorme e acorda como um recém-nascido.
Na ecografia da
20ª semana, já poderá ver o seu bebé completamente formado e a mexer-se vigorosamente no seu ventre. Já é possível observar o sexo do bebé, caso ele ajude e se posicione numa boa posição!
Às 24 semanas, o bebé é considerado viável, ou seja, com hipótese de sobreviver fora do útero. Ainda assim, teria que ser assistido numa unidade de cuidados intensivos neonatais.
Todos os órgãos principais do bebé já funcionam (exceto os pulmões, que continuam a amadurecer as suas funções até nascimento, momento em que começam a trabalhar. Até ao nascimento, o oxigénio de que necessita é-lhe fornecido através do cordao umbilical.
Os seus pulmões ainda não estão suficientemente amadurecidos para cumprir em pleno a sua tarefa apesar de o bebé se preparar e praticar a respiração, inalando líquido amniótico: as narinas começam a abrir, nos pulmões, a maior parte das vias respiratórias e as bolsas de ar (alvéolos) estão desenvolvidas e continuam a produzir surfatante (líquido que atua nos alvéolos pulmonares e que assegura a elasticidade necessária para a função respiratória).
O reflexo de sucção está estabelecido e os dentes definitivos alojados no interior das gengivas (estes só descerão por volta dos 6 anos de idade, em substituição dos dentes primários).
As pestanas (cílios), as sobrancelhas e os olhos, que o bebé abre e fecha, estão completamente formados e são sensíveis à luz.
O cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. Os ossos do ouvido médio (ouvido interno) continuam a endurecer, tornando possível a condução do som. O bebé reconhece os sons produzidos pelo corpo da mãe, como a respiração, os batimentos cardíacos e a voz,movimenta-se ao ritmo da música e a pulsação cardíaca reage a estímulos auditivos externos, acelerando.
O bebé mede cerca de 35 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 1000 g.
O bebé tem uma aspecto completamente humano e as feições do rosto do seu bebé estão praticamente definidas e pouco mudarão até ao nascimento!
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.
0 comentários:
Postar um comentário